www.projetoetm.com.brsitemap
www.projetoetm.com.brsitemap

O que é o ETM ?

O ETM é um software que, em conjunto com sensores, permite ao portador de necessidades especiais utilizar todas as funções de teclado e mouse.

Qualquer pessoa que tem dificuldade motora de utilizar o teclado e o mouse pode utilizar o equipamento

Como esse programa funciona ?

Funciona acoplado a um equipamento que, conectado a sensores, permite ao usuário utilizar todos os recursos de teclado e mouse do micro. Esses sensores são ligados à cadeira de rodas ou ao corpo de um portador de paralisia cerebral – ou pessoa que tenha dificuldade motora. Por exemplo, para utilizar o software, o portador de paralisia que só move a cabeça pressiona um encosto colocado na cadeira de rodas. Com o movimento da cabeça, um sinal chega até o computador e o usuário navega pelo sistema de varredura.

Qual o custo do programa ?

O programa é gratúito e prestamos todo o suporte necessário para utilização. Temos diversas pessoas em todo o Brasil que utilizam o ETM e prestamos o suporte remotamente. Basta entrar em contato que conduzimos o processo.

O que é o sistema de varredura ?

É um software auxiliar que navega entre as letras de um teclado que aparece na tela. O sistema funciona da seguinte maneira: letras, números e flechas indicativas de movimento de mouse são varridas, o tempo todo, por uma espécie de marcador. Quando o marcador está posicionado no caractere escolhido pelo usuário, ele pressiona o sensor. Se, por

exemplo, o usuário deseja escrever a palavra mãe, basta esperar o marcador passar pela letra M, em seguida à e depois E. Por meio desse sistema, o portador de deficiência pode acessar a Internet, documentos de texto e jogos.

É preciso um equipamento muito sofisticado para utilizar o sotware ?

 

Nao. O ETM funciona em computadores antigos com windows 95 ou superior.

Existem vários tipos de sensor. Sensor de pressão por exemplo é uma simples chave de liga-desliga que pode ser acoplado a cadeira de rodas ao encosto de cabeça que ao ser tocada permite, através do software, utilizar as funcionalidades do teclado e mouse.

Existem inúmeros tipos de sensores. Para cada caso existe um tipo de sensor. Até mesmo o microfone pode ser utilizado como sensor bastando algum tipo de ruido ou sopro para o acionamento do software.

Outra forma de acesso é através do reconhecimento da face utilizando Webcam, que através do piscar dos olhos permite fazer o acionamento.  O trabalho com reconhecimento de face é desenvolvido pelo Mestre em Cïências Tomas Fernandez.